Instagram Feed

    LbD 001: Os 12 Pilares para uma Vida Intencional

    Vida Intencional

     

    Bem-vindos ao primeiro episódio do podcast Lifestyle by Design!

     

    Neste primeiro episódio com um tópico concreto e após a apresentação, que recomendo que ouçam primeiro, vamos começar a aprofundar o que é isto de vida intencional. E quero começar por apresentar-vos o meu sistema de 12 pilares para uma vida intencional.

     

    Os 12 Pilares para uma Vida Intencional

    Reuni estes pilares através da análise da minha própria vida intencional e da minha jornada de mudança, assim como de muito trabalho de pesquisa sobre o que constitui uma vida intencional, alinhada e com significado.

     

    #1 – Auto-conhecimento e Valores

    A base de uma vida intencional são os nossos valores. Tudo deve girar à volta disto e toda a nossa vida se deve alinhar com os nossos valores individuais. Mas conheceremos estes valores exige um nível profundo de auto-conhecimento. Conhecermos exatamente quem somos, aquilo a que damos valor e aquilo em que acreditamos não é um trabalho fácil mas é um trabalho de crescimento fundamental para uma vida com significado.

     

    #2 – Ownership

    É fundamental assumirmos a responsabilidade pela nossa vida, pelas nossas ações e pelas suas consequências. Atirar a culpa para cima dos outros nunca é solução. Se não acreditarmos que temos a capacidade para mudar a nossa vida e para fazer acontecer qualquer coisa que faça parte dos nossos sonhos, então não vamos entrar em ação. E viver de forma intencional consiste em agir agora para tornar realidade qualquer que seja a nossa visão para o futuro.

     

    #3 – Mindset

    O sentido de ownership já é uma mudança de mindset em relação ao paradigma em que a maior parte das pessoas vive. Mas há outras mudanças de mindset que são necessárias para se viver de forma intencional. Um mindset de crescimento é essencial para acreditarmos que podemos adquirir as capacidades necessárias para fazer acontecer. Os mindsets de sucesso, de abundância e de não-falha vão ajudar a continuar a percorrer o caminho até alcançarmos aquilo que queremos.

     

    #4 – Coragem e Resiliência

    Na maior parte das vezes, o alinhamento da nossa vida com os nossos valores implica mudanças de vida mais ou menos significativas. Para conseguir ir em frente com essas mudanças é preciso ter coragem. Para continuar a enfrentar o processo mesmo perante os obstáculos que vão inevitavelmente surgir, é preciso resiliência. Nem todas as mudanças acontecem de um dia para o outro e a força para continuar é indispensável.

     

    #5 – Positividade

    Ser positivo. Ter uma atitude positiva perante a vida. Cultivar pensamentos positivos, sobre nós próprios, sobre os outros, sobre o mundo e sobre o futuro. Colocar mais foco nas emoções positivas do que nas negativas, que também vão surgir, é verdade, mas que apenas vão aumentar se nelas colocarmos o nosso foco. Aprender a cultivar esta atitude positiva faz também parte de uma vida intencional.

     

    #6 – Self-love e Self-care

    Cuidarmos de nós antes de cuidarmos dos outros – porque se não cuidarmos de nós, não conseguiremos dar de nós aos outros. Amarmo-nos tal como somos, incondicionalmente, não só para podermos sentir amor verdadeiro pelos outros, mas também para conseguirmos calar a voz auto-crítica que está muitas vezes presente e com a qual nos mal-tratamos. Não é egoísmo: é uma parte imprescindível para podermos viver de forma intencional e para podermos servir o mundo.

     

    #7 – Propósito e Legado

    O propósito não é encontrado através de trabalho interno de reflexão. Encontrar o nosso propósito implica experimentar muitas coisas e perceber o que nos traz alegria e realização. Também não é absolutamente necessário que cada um de nós tenha apenas um propósito para a vida. O propósito pode mudar, pode depender da fase da vida em que nos encontramos, e pode até passar por mais do que uma forma de execução.

     

    #8 – Visão para o Futuro

    A visão para o futuro pode ser tão próxima ou distante quanto cada um de nós queira. Consiste em pensar no estilo de vida ideal que queremos para nos, no nosso dia ideal. E o dia ideal não é o dia passado na praia de papo para o ar, mas sim aquele dia que não nos importaríamos de repetir vezes e vezes sem conta. Apesar de à partida parecer difícil definir a visão para o futuro, quando começamos a trabalhar os restantes aspetos de uma vida intencional, este quase que se auto-constrói.

     

    #9 – Organização e Planeamento

    Se queremos concretizar os nossos objetivos e a nossa visão para o futuro, então é preciso definir um plano e entrar em ação. Planear as diferentes fases de execução e organizar a nossa vida em função do novo alinhamento que pretendemos alcançar. Todos os dias, dar um pequeno passo em direção à concretização desse plano e saber que nos aproximamos cada vez mais do nosso ideal de vida.

     

    #10 – Comunidade

    Rodearmo-nos das pessoas que estão prontas para nos ajudarem sempre que precisamos, constituir uma rede de apoio, de partilha, de encorajamento e de compromisso. Tudo isto vai tornar o caminho que estamos a percorrer muito mais fácil. Como se costuma dizer, sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.

     

    #11 – Mentores

    Mentores são pessoas que se encontram um passo à nossa frente, em qualquer área da vida, e que estão disponíveis para nos iluminarem o caminho. Mentores podem surgir sob a forma de livros, podcasts, artigos ou canais no Youtube, sob a forma de coaches ou de mentores formais.

     

    #12 – Stillness

    A arte de saber parar. Parar para pensar entes de agir. O alinhamento e a clareza não se conseguem quando estamos a correr. Além disso, se estivermos a correr na direção errada, nunca chegaremos ao destino pretendido. Parar também para garantirmos que estamos a ter um consumo mais consciente e sustentável, que estamos a implementar hábitos de vida mais saudáveis.

     

    Conclusão

    Todos estes pilares podem ser trabalhados e construídos. Não há uma “sentença de vida não-intencional” para quem sinta que ainda não é capaz de implementar estes pilares nas suas vidas. Haverá trabalho pela frente, mas acredito que conseguimos aprender qualquer coisa, adquirir qualquer skill, e estas skills que constituem estes pilares não são exceções.

     

    Se sentires que precisas de ajuda para implementar estes pilares na tua vida e para começares a viver de forma mais intencional, não hesites em entrar em contacto comigo! Tenho a certeza que posso ajudar-te.

     

    No primeiro episódio "a sério" do Podcast Lifestyle by Design falo-vos do meu sistema de 12 Pilares para uma Vida Intencional. No primeiro episódio "a sério" do Podcast Lifestyle by Design falo-vos do meu sistema de 12 Pilares para uma Vida Intencional.

    2 Comments

    • aldina santos

      Olá Filipa,
      Estou a adorar o seu novo projeto, Tenho a certeza que o Lifestyle by Design, vai ser um projeto de referência. Estou muito grata por estar no meu percurso de vida. Beijo de carinho.

      • Filipa Maia

        Muito obrigada, Aldina! Fico mesmo feliz que esteja a gostar e que tenha tanta confiança no projeto. Muito obrigada pelo apoio 🙂 Um grande beijinho*

    Post A Comment