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    LbD 003: Mudar Hábitos

    mudar hábitos

     

     

    Muitos de nós lutamos para mudar hábitos. Mas se conhecermos bem como funciona a implementação de hábitos e alguns conceitos com eles relacionados, podemos, muito mais facilmente, adaptar a nossa estratégia.

     

    Temas abordados durante o episódio

    – Os hábitos são a base de tudo e todos nós temos hábitos, mesmo que não demos por isso. Uma atividade é um hábito quando já não precisamos de pensar em fazê-la de forma consciente (como lavar os dentes, por exemplo).

    – Os hábitos servem para tornarem uma ação automática. Quando um hábito está já implementado, a sua execução é transportada para o nosso subconsciente, deixando assim espaço no nosso consciente para se concentrar noutras coisas.

    – Pequenas mudanças incrementais, implementadas com consistência, podem resultar em mudanças radicais e resultados radicais.

    – Não conseguimos progressos de um dia para o outro e, muitas vezes, quando temos aqueles momentos em que parece que se acende uma luz dentro da nossa cabeça ou em que conseguimos um resultado muito bom, isso é o resultado de muitas ações tomadas anteriormente e não necessariamente do que fazíamos naquele momento.

    – O nosso ambiente tem influência. Quanto menor for a barreira para entrar em ação, mais provável é que a ação seja executada. Também por isso não é conveniente estabelecer um hábito muito complexo.

    – Devemos estabelecer objetivos de processo e não de resultados. Conseguimos controlar o processo mas não necessariamente os resultados. Além disso, se estabelecermos objetivos de resultados só estaremos satisfeitos quando os atingirmos, enquanto que se os objetivos forem de processo, podemos sentir-nos satisfeitos logo enquanto estamos a executar.

    – A forma mais eficiente de alterar hábitos é mudando a nossa identidade.

    – A alteração de identidade muda as nossas crenças. Enquanto não associarmos a mudança que pretendemos à nossa identidade, estaremos em dissonância cognitiva, tornando muito difícil conseguir, de facto, implementar a mudança.

    – Como mudar a identidade? Repetindo a ação. Quanto mais repetires a mesma ação, mais vais conseguir identificar-te com o comportamento. Daí também a importância de implementar mudanças muito graduais ou desistirás logo ao fim de pouco tempo e não conseguirás alterar a tua identidade.

     

     

    Como mudar hábitos:

    – implementar mudanças pequenas – o novo hábito pode começar por ser tão simples que até se torna ridículo falhar (como fazer journaling 1 vez por semana durante 5 minutos)

    – ser específico: em vez de “vou meditar” dizer “vou meditar às 6h da manhã no meu quarto”

    habit stacking – empilhar hábitos, ou associar um hábito novo a um já existente

    – tornar o hábito atrativo – realizar simultaneamente outra coisa que gostamos de fazer (ouvir música, ver tv…) ou estabelecer uma recompensa posterior (só posso ver o episódio daquela série depois de fazer o hábito)

    – diminui a barreira – se o objetivo é ir ao ginásio de manhã, deixa a roupa ao lado da cama, se queres deixar de consultar as redes sociais logo de manhã, não durmas com o telefone no quarto

    – habit tracking ou o método do Seinfeld de “não quebrar a corrente”

    – assim que falhares, regressa de imediato ao hábito (nunca falhas mais do que uma vez consecutiva)

     

    Conta-me, nos comentários, que hábito estás a tentar implementar.

     

    Um episódio do podcast inteiramente dedicado à mudança de hábitos. Nele abordo alguns conceitos importantes de compreendermos e dou algumas dicas práticas.

    Um episódio do podcast inteiramente dedicado à mudança de hábitos. Nele abordo alguns conceitos importantes de compreendermos e dou algumas dicas práticas.

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