Instagram Feed

    LbD 002: Mindset de Crescimento – O que é e como mudar

    Mindset de crescimento

     

     

    Vamos começar a explorar o Mindset mais a fundo!

     

    Neste episódio, exploro o mindset no que toca à aprendizagem. Celebrizados pelo livro Mindset, da Carol Dweck, os dois tipos de mindset que se podem distinguir são o mindset fixo e o mindset de crescimento (ou progressivo).

     

    São várias as diferenças entre as pessoas que se encaixam em cada um destes tipos de mindsets:

    • as pessoas com mindset fixo são mais aversas ao risco, enquanto que as pessoas com mindset de crescimento sentem-se mais confortáveis a arriscar.
    • as pessoas com mindset fixo lidam mal com a crítica, enquanto que no mindset de crescimento damos as boas-vindas à crítica pois vemos pontos de melhoria.
    • as pessoas com mindset fixo desistem mais facilmente perante obstáculos do que as pessoas com mindset de crescimento.
    • as pessoas com mindset fixo vêem o esforço como sinal de falta de talento, enquanto as pessoas com mindset de crescimento vêem o esforço como algo necessário para se melhorar e evoluir.
    • as pessoas com mindset fixo vêem no sucesso dos outros a prova de que eles são melhores, já para as pessoas com mindset de crescimento o sucesso dos outros apenas demonstra a possibilidade de sucesso e funciona como inspiração.

     

    Para verificares se tens um mindset fixo ou de crescimento, podes responder ao questionário desta página (em inglês).

     

    Os três primeiros passos para mudar de um mindset fixo para um de crescimento são:

    1 – Tomar consciência dessa possibilidade

    2 – Colocar mais foco no processo do que nos resultados

    3 – Começar a dar as boas-vindas a qualquer tipo de feedback

    (mais detalhes no episódio)

     

    Mudar de um mindset fixo para um de crescimento é possível e faz com que passemos a ver o mundo (e a nós próprias) de outra forma. Se estás aqui, então já deste o primeiro passo para essa mudança!

     

    Neste episódio do podcast Lifestyle by Design, explico as primcipais diferenças entre um mindset fixo e um mindset de crescimento e digo como se pode começar a mudar!

    Neste episódio do podcast Lifestyle by Design, explico as primcipais diferenças entre um mindset fixo e um mindset de crescimento e digo como se pode começar a mudar!

    2 Comments

    • Andreia Moita

      Muito bom este exercício. Estive a fazer o teste. Nunca tinha pensado naquelas questões daquela maneira. Na verdade, diz o resultado do teste e digo eu ao ler e ouvir-te que tenho “bocados” dos dois mindsets. O trabalho agora é passar dos os bocadinhos do mindset fixo que me restam para o outro lado da barricada.

      • Filipa Maia

        Sim, é um espetro e podemos deslocar-nos num sentido ou no outro – de preferência no sentido mais favorável 🙂 Adotar um mindset de crescimento tem mesmo o potencial de mudar toda a nossa vida 🙂

    Post A Comment