Instagram Feed

    LbD 010: O Poder do Journaling

    journaling

     

     

    O journaling, muito à semelhança de um diário com o qual já todos estão familiarizados, trata-se de escrever sobre acontecimentos e emoções de forma a melhor processar e lidar com eles.

    Principais benefícios:

    • Encontrar clareza quanto aos teus pensamentos e sentimentos – Costumas sentir-te confusa por dentro, sem seres capaz de ter a certeza quanto àquilo que queres ou que estás a sentir? O ato de escreveres aquilo que estás a pensar e a sentir, apenas durante uns minutos, ajuda a trazer clareza em relação a tudo isso.
    • Maior auto-conhecimento – Ao escreveres de forma regular, tornas-te capaz de identificar padrões nos teus pensamentos, perceber o que origina cada uma das tuas emoções e resolver assuntos com os quais possas sentir alguma dificuldade em lidar.
    • Reduzir o stress e a ansiedade – Escrever sobre emoções negativas, como a raiva, a tristeza, a desilusão ou a vergonha, ajudam a retirar peso e a reduzir a intensidade dessas emoções. Além disso, muitas vezes provocamos reações de stress em nós próprias porque temos um loop constante e infinito de pensamentos que se repetem dentro da nossa cabeça (ansiedade). O ato da escrita ajuda a quebrar esse ciclo, quase que expelindo alguns pensamentos de dentro de nós para o papel.
    • Vários estudos indicam efeitos positivos da prática de journaling na depressão
    • Encontrar soluções para problemas ou conflitos – A escrita permite colocar ordem nos pensamentos e ajuda a conseguir fazer ligações muito mais claras entre diferentes conceitos. Para além disso, a solução para problemas é, muitas vezes, encontrada de forma criativa e não apenas analítica, e sendo a escrita uma atividade criativa, estás a colocar-te em contacto com essa parte do teu cérebro, ajudando a que ideias criativas possam emergir.

     

    Segundo o Jim Rohn:

    “If you’re serious about becoming a wealthy, powerful, sophisticated, healthy, influential, cultured, and unique individual, keep a journal.”

    Tipos de journaling:

    1. Conciso e concreto: resposta a algumas perguntas muito concretas, que pode ser apenas a prática da gratidão (através de um diário da gratidão), o registo de uma intenção para o dia, o planeamento ou as tarefas mais importantes para o dia, a escrita de objetivos;
    2. Revisão de acontecimentos: para as pessoas que não se sentem bem com a ideia de perderem a memória de variados acontecimentos e querem manter um registo mais ou menos detalhado das suas vidas e do que lhes acontece. Tipicamente feito ao final do dia relatando aquilo que aconteceu;
    3. Escrita livre com ou sem prompts – escrita livre como resposta a uma prompt ou então simplesmente sobre o que quer que seja que vem à cabeça da pessoa no momento ou ainda sobre algo que esteja a incomodar/preocupar a pessoa naquele momento da sua vida;
    4. Bullet journaling – é mais um sistema de organização (da vida) e pode ser também um outlet criativo;
    5. Tracking journaling – registar o progresso de alguma coisa, registar algo que fazemos regularmente, por exemplo, food journals.

     

    Para o journaling de escrita livre, existem vários tipos de exercícios que podemos fazer:

    1 – Positive journaling

    2 – Future-self journaling

    3 – Self-love journaling

    4 – Escrita para a intuição ou higher-self journaling

    5 – Values journaling

    6 – Morning pages

     

    Dicas para começar:
    1 – Faz todos os dias para implementar o hábito
    2 – Começa com pouco tempo – 5 minutos pode ser suficiente para quem está só a começar
    3 – Faz com que seja fácil – mantém o caderno e a caneta à mão no sitio onde vais escrever
    4 – Usa a estratégia que te parecer mais adequada para ti
    5 – Não há regras
    6 – Mantém a tua escrita privada para que possas estar realmente à vontade e escrever tudo o que te apetecer

     

    Para quem quiser algum suporte para começar, deixo aqui alguns recursos:

    template de journaling intencional

    desafio de 21 dias de journaling para auto-reflexão

     

    Se quiseres descobrir os teus valores individuais:

    – Bootcamp de Escrita Livre para Auto-Descoberta

     

    A prática do journaling é um dos fatores comuns entre as pessoas mais bem sucedidas. Neste episódio partilho os principais benefícios desta prática, alguns formatos e tipos de journaling e ferramentas úteis para quem está a começar.

    Post A Comment